Edital 005/2017 - Pontos de Memória

“MINHAS RUAS, MINHAS HISTÓRIAS”

marcar eventos listados desmarcar eventos listados

tornar rascunho publicar
{{data.processingText}}
{{numSelectedEvents}} {{numSelectedEvents == 1 ? 'evento selecionado' : 'eventos selecionados' }}
Inscrições abertas de 26/03/2018 a 28/02/2019 às 23:59

O projeto teve como objetivo levar aos moradores que tiveram acesso ao seu desenvolvimento, o exercício de lembrar e perceber que haviam esquecido ou deixado de lado a sua própria história, fazer este exercício de memória foi fantástico, pois se percebeu o sentimento de saudade e alegria bem expresso. Nas falas se percebeu todo o sentimento de satisfação com o projeto.

Site: https://www.facebook.com/Museu-da-Memoria-da-Grande-S%C3%A3o-Pedro-VitoriaES-324988150988370/?ref=aymt_homepage_panel&eid=ARATC2kNKb2JveYcGtDuUB0FMVCATawTOz-L0y_QfbXjCcqIn1VkCSDYWu5CoCngxLuG8qqCSJbuMiY_ https://www.facebook.com/Museu-da-Memoria-da-Grande-S%C3%A3o-Pedro-VitoriaES-324988150988370/?ref=aymt_homepage_panel&eid=ARATC2kNKb2JveYcGtDuUB0FMVCATawTOz-L0y_QfbXjCcqIn1VkCSDYWu5CoCngxLuG8qqCSJbuMiY_

Descrição

O bairro São Pedro fica localizado na região noroeste da capital Vitória. Por volta do ano de 1977 surgiu um movimento de ocupação de uma região de manguezal onde várias famílias em busca de uma moradia própria. Muitas destas família tem a sua origem do norte do estado e de outros Estados como Minas Gerais. O projeto foi desenvolvido com o objetivo de levar a comunidade envolvida a exercitar a memória em busca de sua história. Para que se alcança-se o objetivo, foi desenvolvida uma pesquisa com moradores das ruas selecionadas através do resgate dos nomes das ruas do bairro São Pedro. Todas as ruas tem o seu nome ligado ao movimento de ocupação do espaço que foi um manguezal, sendo cada nome uma história ligado as lutas das antigas liderança para que a ocupação se firma-se e o desenvolvimento do bairro acontecesse.
Desta forma os entrevistados foram as lideranças que coordenaram a ocupação do manguezal e moradores que viveram todo o processo mesmo não estando a frente do movimento de ocupação.
O processo de desenvolvimento do projeto teve inicio com seleção das ruas e a localização dos entrevistados, a seguir foi feito a sensibilização com as escolas parceiras localizadas na região, foram selecionados os jovens indicados pelas escolas para serem os agentes de memória que desenvolveram o projeto, foi realizado uma formação para os jovens, exposições nas respectivas escolas, feira livre e praça do bairro, tendo a sua culminância com uma exposição e apresentação do resultado final do projeto que aconteceu no auditório da Escola FLA - Francisco Lacerda de Aguiar.
O resultado do projeto foi satisfatório dentro do objetivo projetado e trouxe para a comunidade um novo olhar para com a memória local, além da parcerias que foram firmada como por exemplo: Com as Escolas locais, Museu do Pescado, Movimentos Sociais e Igrejas locais e o CEU - Centro de Artes e Esportes Unificado.
Em reunião avaliativa do projeto, foi analisado que o projeto alcançou o seu objetivo.

Vídeos

Galeria

evento entre e Baixar Planilha

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem