Mari Cecilia Silvestre da Silva


Área de Atuação

Literatura
Educadora, arte educadora, educadora biocêntrica, ambientalista, ilustradora, produtora cultural, organizadora de produções artístico-literárias, roteirista e escritora.

Site: http://casadpescador.wordprress.com

E-mail: maricss6@gmail.com

Telefone Público: (88) 99497-4123

Endereço: essa rua da Serra, 08, Estrada Ponta Grossa, Redonda, 62810-000, Icapuí, CE

CEP: 62810-000

Logradouro: essa rua da Serra

Número: 08

Complemento: Estrada Ponta Grossa

Bairro: Redonda

Município: Icapuí

Estado: CE

Descrição

Nascida em Chavantes-SP, no ano de 1952, mudou-se para Redonda, Icapuí, CE. no ano de 1980. Graduada em Letras pela Faculdade do Norte Pioneiro- FANORPI (1992), hoje moradora e cidadã icapuiense, reconhecida pela Câmara dos Vereadores. Iniciou o magistério em 1980, como professora ainda sem graduação, tendo alfabetizado crianças e adultos, no tempo em que não haviam escolas organizadas na zona rural do município de Icapuí. Contratada e depois efetivada na Rede Municipal de Educação, continuou ensinando em todos os níveis da Educação Básica e Ensino Superior Particular. Posteriormente, veio a trabalhar na Secretaria Municipal de Educação de Icapuí, onde permanece até hoje.
Tem trabalhos de pesquisa sobre a história local e mestrado no Programa de Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente, PRODEMA-UFC, com o tema “Organização e Autonomia da Comunidade de Redonda, Icapuí, CE". Desenvolve inúmeros projetos de educação socioambiental, nas escolas e comunidades do município.
Foi premiada pelo Prêmio BNB de Cultura, em 2007, com o trabalho “Cordel Ilustrado: A guerra dos redondeiros contra os compressores”, escrito por um pescador, morador local, Chico de Marina.
Em 2009, participando do Conjunto Integrado de Projetos - CIP Desenvolver, financiado pela Fundação Kellog, envolvendo três município do Baixo Jaguaribe, Aracati, Fortim e Icapuí, coordenou, em parceria com a Universidade Federal do Ceará-UFC, a organização da Proposta de Educação Contextualizada dos Povos do Mar, visando à educação voltada para a formação de jovens de comunidade tradicionais pesqueiras. Essa proposta gerou a formação de professores de quatro comunidades pesqueiras tradicionais, duas de Icapuí e duas de Fortim, em parceria com o grupo de Licenciaturas da UFC, em 2010.
Em 2016 concluiu a segunda pós-graduação, desta vez em Linguística Aplicada, no Profletras-UERN, RN, com o projeto de intervenção em Letras, com o tema: Multimodalidade, empoderamento e produção de vídeos no Ensino Fundamental. A pesquisa e projeto de intervenção foi aplicada à turma de 8o. Ano, da EEF Horizonte da Cidadania, na comunidade rural Redonda, município de Icapuí, CE. Em 2017 foi contemplada pelo Ministério da Educação, com o Prêmio Professores do Brasil, pelo projeto “Água, fonte de vida em Redonda”, resultado da referida pesquisa de mestrado.
Em 2020-2023 coordenou o projeto de organização de materiais didáticos voltados para o ensino do contexto local, mais uma vez, em parceria com a Faculdade de Educação-FACED, UFC. O projeto, em curso, envolve a produção de dois materiais didáticos: o primeiro, já concluído, é uma coletânea de textos sobre a realidade do município de Icapuí, CE, voltada para a formação e utilização como fonte de pesquisa, pelos professores, com o título "ICAPUÍ: Educação, Arte e Vida". O segundo, um Guia Didático, a ser organizado em 2023, ainda em parceria com a UFC, apresentará as metodologias aplicadas ao território, fruto da formação de professores para utilização da coletânea. As metodologias são fruto dos projetos de pesquisa de professores e estudantes da Educação Infantil e Ensino Fundamental, durante a Feira de Ciências: Territorialidades, Saberes e Práticas Educativas em Icapuí, CE, no ano de 2021.
Em 2022, participou da formação on-line: Formação de Multiplicadores em Cultura Oceânica, oferecido pela Universidade Federal de São Paulo-UNIFESP, onde teve a oportunidade de discutir a Década do Oceano e trocar informações e conhecimentos sobre a Cultura Oceânica com mais de trezentos participantes de todo o Brasil. Dessa formação resultou o projeto “Escola Azul”, que foi contemplado no edital do Conselho Municipal da Crianças e Adolescente de Icapuí-COMDCA, para trabalhar com trinta crianças e adolescentes da escola de Redonda, Icapuí, CE, a iniciação científica sobre Cultura Oceânica, Mídias na Educação e natação em grupo. Esse projeto será executado em 2023.

Vídeos

Galeria

evento entre e Baixar Planilha

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem