O SEMINALUZ, iniciou suas atividades no ano de 2005 na cidade de Ipatinga, com recursos do Fundo Municipal de Cultura, e apoio da ABRLC (Associação Brasileira de Iluminação Cênica) e do Usicultura, onde através de palestras, debates e oficinas iniciaram a discussão e fomentação da Iluminação Cênica no Vale do Aço.
Endereço: Rua Berilo, 100 , Iguaçu, 35160-351, Ipatinga, MG
CEP: 35160-351
Logradouro: Rua Berilo
Número: 100
Complemento:
Bairro: Iguaçu
Município: Ipatinga
Estado: MG
Descrição
O SEMINALUZ, idealizado e realizado pelo Iluminador Morrison Deolli, iniciou suas atividades no ano de 2005 na cidade de Ipatinga, com recursos do Fundo Municipal de Cultura, e apoio da AbrIC (Associação Brasileira de Iluminação Cênica) e da USIMINAS, onde através de palestras, debates e oficinas iniciaram a discussão e fomentação da Iluminação Cênica no Vale do Aço.Em 2006 prosseguiram-se os trabalhos fortalecendo a idéia inicial, abrindo espaço de diálogo através de palestras. A programação constituiu-se de palestras, debates, oficinas, workshop, laboratório de iluminação e exposição abrangendo as cidades de Ipatinga, Coronel Fabriciano e Timóteo, somando 08 meses de duração (julho de 2007 a fevereiro de 2008).
Em 2008 o Seminaluz ampliou seus horizontes através de dinâmicas consistentes e abrangentes, oferecendo duas bolsas de estudos e possibilitou o intercâmbio de profissionais da iluminação de diversos estados brasileiros, além criar diversidade de dinâmicas de ensino tais como, oficina de direção de fotografia para TV e Vídeo (vide foto), workshop de aplicação de fibra-ótica, palestra sobre uso de Led’s em projetos, entre outras.
O Seminaluz em seus 15 anos de existência é responsável pela formação e desenvolvimento de profissionais da iluminação cênica e do áudio profissional no Vale do Aço-MG e em Minas Gerais através de dinâmicas ousadas possibilitou o acesso à informação e a experimentação, além de criar intercâmbio entre profissionais de todo Brasil.
O Seminaluz já possibilitou a publicação de dois livros de iluminação cênica e o lançamento destes em 4 capitais do Brasil. Realizou 9 mostras culturais com espetáculos criados em parcerias com alunos do projeto.
O Seminaluz iniciou-se como um projeto de formação técnico/artística e hoje, além de um fomentador desta área possibilita o acesso do público em geral com a realização de mostras culturais. Em 2019 atingiu um público de 60 mil pessoas com a Mostra Cultural. Nesses 12 anos já percorreu as cidades mineiras como: Caratinga, Coronel Fabriciano, Governador Valadares, Ipatinga, Itabira, Manhuaçu, São João del Rey, Teófilo Otoni, Timóteo e Uberlândia. Fora de Minas já percorremos por, Goiânia, Florianópolis, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo, levando formação e criando intercâmbio com profissionais da área.
Hoje é a única iniciativa permanente multiformato do interior de Minas que prioriza a formação de artistas e técnicos de espetáculos. Disponibilizou 12 bolsas de estudos em iluminação cênica, ofereceu cerca de 62 oficinas, palestras e debates ao público.
Vídeos
-
Seminaluz 11 anos
-
Seminaluz 13º Edição Mostras Culturais -
-
O Técnico de Eventos como Empreendedor Cultural - Arte Salva